Loreto e a casa de Maria

A cidade de Loreto é conhecida por sua história e misticismo, veja lenda abaixo.
O local tem uma energia incrível.

É um lugar surpreendente no alto de uma colina na Região de Marche na Italia.

A cidade cresceu em torno de sua Basilica e hoje conta com aproximadamente 13 mil habitantes.
O Santuário localiza-se na parte mais alta da cidade , e pode ser avistado de praticamente todos os lugares.
Estando lá, a vista do entorno também é espetacular.

Sua parte antiga em estilo medieval contrasta com seu entorno moderno com ruas largas e boa infraestrutura.

Loreto fica a cerca de 30km de Ancona, na costa leste da Itália e o principal motivo para visitar essa cidade é para conhecer a casa de Maria , dentro da Basílica.

A construção do Complexo Monumental do Santuário, foi iniciada em 1469 e finalizada no século XVIII. A cúpula
foi construída sobre forma octogonal por Giuliano da Maiano e  Giuliano da Sangallo entre setembro de 1499 a maio de 1500.
O campanário construído de 1750 a 1754, por Vanvitelli contém o sino principal, com 11 toneladas.
Os três portais de bronze que embelezaram a fachada da basílica foram encomendadas pelo cardeal Antonio Maria Gallo, protetor do santuário no periodo de 1587-1620. As três portas foram elaboradas na fundação da Recanati e passaram por uma recente restauração (1988-1992). A porta central foi criada por Antonio di Girolamo Lombardo, com a colaboração dos irmãos Pietro, Paolo e Giacomo. Iniciado em 1590 foi concluída em 1610. Esta porta é considerada como uma obra-prima de domínio técnico, harmonia composicional e decoração decorativa.

A frente à fachada da basílica, surge o palácio Apostólico, em arcos , com dois andares, nos dois lados, um mais longo, norte e um mais curto, a oeste. Alguns estudiosos acreditam que foi iniciado em 1498 por Giuliano da Sangallo ou por Francesco di Giorgio Martini.

No centro da praça há uma Fonte Artística, o trabalho de Carlo Maderno e de Giovanni Fontana, que realizaram entre 1604 e 1614. Ornando a fonte algumas esculturas de bronze, trabalhadas por Tarquinio e Pietro Paolo Jacometti em 1622.

Na época em que foi construída a Basíllica atraiu todos os grandes artistas da época que a decoraram primorosamente, afrescos, esculturas, vitrais, quadros e crucifixos de altissimo padrão artístico poderão ser vistos.

A lenda da Santa Casa de Nossa Senhora

A maior atração da cidade é a Santa Casa de Loreto localizada no interior da Basílica dentro de uma bem trabalhada caixa em mármore esculpido.
A casa de Maria é uma casa simples de pedra que contém uma linda imagem em cedro do Libano da Virgem Negra com o menino Jesus.

Conta a lenda que a Santa Casa de Loreto é a casa onde Maria, mãe de Jesus, viveu em Nazaré.
Foi onde ela nasceu, onde cresceu na companhia dos pais Santa Ana e São Joaquim e onde recebeu a visita do Arcanjo Gabriel.

A casa onde vivia Nossa Senhora em Nazaré tinha apenas duas partes: uma era uma pequena gruta; a segunda uma estrutura de tijolos formada por apenas três paredes. O lugar é considerado ponto inicial de peregrinação pelos primeiros cristãos.
Mas a casa …… está em Loreto e não em Nazaré. Conta a lenda que a casa foi transportada por anjos, via aérea e que fez um longo caminho.

Por volta do século 4, quando Santa Helena (mãe do Imperador Constantino) foi a Nazaré, teria mandado construir uma igreja no local onde se encontrava a casa santa.

Por volta do século 13, os lugares santos cristãos foram ameaçados pelos sarracenos e a igreja construída por Santa Helena foi totalmente destruída. A mesma sorte estaria reservada à casa de Nazaré se não tivesse miraculosamente transportada. Em 12 de maio de 1291, os anjos transferiram a casa para uma pequena cidade da Croácia, chamada Trsat . Os habitantes da cidade, quando descobriram, não sabiam explicar como aquela casa tinha ido parar ali. Eles entraram e viram um altar de pedra onde havia uma estátua de cedro da Virgem Maria com menino Jesus em seus braços. O Menino Jesus tinha dois dedos da mão direita estendidos, como se estivesse dando uma bênção. Com a mão esquerda, segurava uma esfera de ouro que representava o mundo. Ambos estavam vestidos com mantos e as cabeças cobertas com coroas de ouro.

Alguns dias mais tarde, a Virgem Maria apareceu a um sacerdote de Trsat e explicou-lhe como a casa tinha ido parar ali. Ela disse: “Você deve saber que a casa que foi recentemente trazida à sua terra é a mesma casa em que nasci e cresci”. O padre que, estava doente, foi curado imediatamente e logo anunciou ao povo o milagre que tinha ocorrido. Assim, as peregrinações à Santa Casa começaram.

A alegria dos croatas  durou pouco. Três anos e sete meses após a “chegada” da casa em Trsat, na noite de 10 de dezembro de 1294, a casa desapareceu, para nunca mais voltar. Foi então transportada a lugar chamado Banderuola.

Muitos peregrinos chegaram a visitar esta santa casa que também começou a sofrer muitas agressões por parte da população local. Por isso a casa foi novamente transportada pelos anjos para uma colina no meio de uma fazenda, a qual pertencia a dois irmãos que começaram a discutir sobre quem era o dono da casa e como ela seria explorada. Pela terceira vez a casa foi transladada para outra colina, onde hoje está localizada Loreto.

Muito foi pesquisado a respeito dessa lenda, deixo aqui abaixo um video e alguns sites que falam a respeito.

De qualquer forma o lugar é incrível, sente-se transportado a um outro tempo.

https://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2012/04/a-transladacao-da-santa-casa-de-nossa.html
https://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/2012/05/santa-casa-de-loreto-descobertas.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s